terça-feira, 30 de novembro de 2010


Audiovisuais

Quando as aulas são acompanhadas de um audiovisual, as chances de ter um resultado melhor são ainda maiores. Há materiais simples que podem ser utilizados para enriquecer e dar apoio a sua dinâmica de aula.

1- Flanelógrafo: nele podem se fixar gravuras, mapas, e os pontos de sua lição. Existe material pronto para ser adquirido, mas um bom pedaço de lixa colado na gravura é suficiente para fixar no quadro ( grande maioria das salas possuem quadros)

2- Retroprojetor: o retro em um ótimo recurso visual, pois permite visualizar de uma forma bem ampla o material a ser exposto. Pode-se tirar xérox em transparência

3- Flip chart: é um cavalete de madeira onde podem se fixar folhas, estas já podem conter seu esboço e/ou o professor escrever durante sua preleção.

4- Mapas: em determinadas aulas é imprescindível que o professor apresente mapas, para que o aluno tenha uma noção real daquilo que o autor quis ensinar com sua narrativa.

5- Vídeo: este recurso nunca deve ser visto como tapa buraco, mas como um recurso para enriquecer sua aula. O professor pode parar o vídeo e fazer perguntas toda vez que julgar necessário. Principalmente com os adultos é necessário utilizar um tempo para discutir o assunto.

6- Data show: com ele o professor consegue projetar o esboço, ilustrações, citações, textos, avisos, tarefas, etc. Este recurso tem como vantagens: prender a atenção, facilitar a anotação dos alunos,ganhar tempo com as leituras.

7- Lousa: use a lousa para anotar os pontos de sua aula, conforme for apresentando-os.Para ficar mais atraente, utilize giz colorido.

8- Cartazes: conforme for apresentando sua aula, vai colando os cartazes. Os cartazes podem ser feitos no computador.

9- Gravações: embora simples, o uso estratégico de gravações bem feitas pode enriquecer muito a aula. Por exemplo: uma leitura bíblica com fundo musical; testemunho pessoal; reportagem com noticias selecionadas; uma música voltada para o tema; etc.,,

10- Objetos que ilustrem o ponto ou os pontos principais da aula ( por exemplo: um vaso de barro, um grão de mostarda, etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário