segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Lição nº 04- Chamado de Abraão
01- Objetivo
: Ensinar às crianças que devemos sempre ter fé em Deus. Ele se importa conosco, e tem cuidado de nós. Mostre que vale a pena obedecer e ter fé em Deus em todas as circunstâncias, pois Ele tem sempre o melhor para nossa vida.
Não se esqueça de orar com as crianças no inicio e no final do culto
02- Introdução: Para chamar a atenção sugiro:
a) Labirinto: Escolha uma criança e peça que espere na porta, pois vai arrumar o labirinto. Depois coloque uma venda nos olhos dela, e diga que ela deve obedecer a sua voz de comando para chegar até o final do labirinto. Faça isso algumas vezes.
Para os maiores você pode variar deixando uma vez que escolham quem quer que dê o comando, e outra vez traga alguém que eles não saibam quem seja (uma voz pouco conhecida)
Converse com as crianças sobre o que elas sentiram em não saber ao certo onde tinham que chegar. Se sentiram medo, ou se confiaram naquela voz que dava os comandos. Este momento é muito importante para o desenvolvimento do pensamento religioso da criança
03- História: Gênesis Capítulos 6-7-8 Leia o texto e medite. Deixe Deus falar ao teu coração antes de ministrar às crianças.
A história de hoje será contada através de um monólogo. Caracterize-se com roupas de época. Treine bem antes de fazer o monólogo.
Olá crianças, meu nome é Abrão, venho de uma terra muito distante. Vim para contar algo extraordinário que aconteceu comigo.
Eu já não era tão novinho. Tinha 75 anos, quando Deus falou comigo. Ele disse:
“Abrão saia de sua terra e do meio de seus parentes, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo e o abençoarei. Teu nome será muito famoso, e você será uma benção.Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem, e por meio de você, todos os povos da terra serão abençoados.”
Fiquei maravilhado com que ouvi. Sabia que o melhor é sempre obedecer a Deus. Então chamei minha esposa, Sara, e meu sobrinho Ló, que morava comigo na época. Reuni meus empregados e ordenei que organizassem todos os meus bens, reunisse meu gado, toda minha mudança, pois partiríamos para o lugar onde o Senhor nos levaria.
Partimos sem saber para onde iríamos, mas certos de que Deus estava nos guiando.
Viajamos muitos dias até chegarmos a Canaã.
Lá então Deus falou comigo mais uma vez:
“Abraão darei para sua descendência esta terra.”
E eu acreditei de todo o meu coração nas promessas de meu Deus.
Sara e eu na época não tínhamos filhos. Então outra vez Deus fala:
“Tornarei tua descendência tão numerosa como o pó da terra.”
Confesso que nesta hora não entendi muito bem, como teria uma grande descendência se nem filho tinha e já era velho.
Cheio de bondade Deus fala...
E não é que Sara e eu tivemos um belo bebê? Mas isto já é outra história...
Conclusão:
04- Versículo para decorar:
Sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11:6
a) Apresente o versículo o na Bíblia, incentive as crianças levarem a Bíblia para o culto e grifarem os que estão decorando.
b) Divida a turma em 4 grupos, cada grupo fala a sua parte e depois vai trocando, assim todos falarão todas as partes,na seqüência , e ouvirão o versículo completo 4 vezes.
Grupo 1- Sem fé
Grupo 2 – é impossível
Grupo 3 – agradar a Deus
Grupos 4 – Hebreus 11:6
c) Verifique se decoraram, e relembre os versículos anteriores:a) No princípio criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1:1/ b) Conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. João 8:32 / c) Noé era um homem justo e bom, ele andava com Deus. Gênesis 6:9

05- Para reforçar:
Faça a brincadeira da Batata quente, e a criança que ficar com a batata, deverá responder perguntas da história e dos versículos decorados.

3 comentários: