quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Arca de Noé


Lição nº 03- Arca de Noé
01- Objetivo: Ensinar às crianças que Deus sempre está no controle, Ele se importa conosco, e tem cuidado de nós. Mostre que vale a pena obedecer a Deus em todas as circunstâncias, pois Ele tem sempre o melhor para nossa vida.
Não se esqueça de orar com as crianças no início e no final do culto
02- Introdução: Para chamar a atenção sugiro:
a) Mímica: escolha crianças para que façam mímicas de animais para que os outros descubram.
b) Qual é o feminino de ______ ? Faça uma lista de animais para que as crianças digam qual é o feminino.
Pergunte se já descobriram qual o tema da lição de hoje.Diga que sabe que muitos já ouviram esta história, mas que a Bíblia é a Palavra de Deus, e que Ele fala através dela aos nossos corações. Este momento é muito importante para o desenvolvimento do pensamento religioso da criança
03- História: Gênesis 6-7-8 Leia o texto e medite. Deixe Deus falar ao teu coração antes de ministrar às crianças. Que tal assistir o filme “A volta do todo Poderoso”? Apesar de ser uma comédia nos faz refletir sobre nossa obediência às ordens de Deus.
A história de hoje será contada com objetos e grupos de sonoplastia.
Grupo 1 – som de martelo, som de chuva, som de animais
Grupo 2 – som de serrote, som de trovão, som de animais
Leve uma caixa, para ser a arca, e objetos como martelo, serrote (de brinquedo, ou de papel). E animais (miniaturas, fantoches de dedo ou gravuras).
Esta é a história da família de Noé, homem justo e bom. Ele andava com Deus.
Noé era casado e tinha três filhos: Sem, Cam e Jafé.
As pessoas estavam se comportando muito mal, não agradavam a Deus. Não havia pessoas honestas, justas, boas. Então Deus disse a Noé:
- Vou destruir a Terra. Por isso construa uma arca, e coloque nela tua família e casais de cada animal, para que eu preserve juntamente com você. Pois você foi o único justo que encontrei nesta geração. Armazene alimento para tua família e os animais. Mandarei uma grande chuva durante 40 dias e assim destruirei toda criatura.
Noé que era obediente foi logo tratando de fazer o que Deus mandou. Deus deu todos os detalhes para a construção.
(nesta hora pegue o serrote, e o martelo e faça como se estivesse construindo a arca, peça para que os grupos façam o som de martelo e serrote).
Ufa!!! Depois de muito tempo e trabalho a Arca ficou pronta. (mostre a arca/caixa). Imagino que muitas pessoas zombavam de Noé e sua família, quando viam aquela grande arca no seco.
Então mais uma vez Deus falou para Noé:
-Entre na arca com tua família e os animais, porque daqui sete dias mandarei chova durante 40 dias e 40 noites.
Então os animais foram se aproximando e entrando na arca. (mostre os animais e peça que os grupos façam o barulho de cada um, conforme vai colocando os animais dentro da caixa/arca)).
Depois que estavam todos dentro, Deus fechou a porta.
Então começou a chover. (peça para que os grupos façam a chuva)
Choveu sem parar durante os 40 dias.
Imagine como estaria dentro da arca. Muitos animais, e uma grande família.
Não havia televisão, nem vídeo game, muito menos computador, e chovia, chovia, chovia....sem parar.
Depois dos 40 dias PAROU.
Mas ainda não podiam sair da Arca, pois estava tudo inundado, alagado, cheeeeeeiiiiio d’água. Então ficaram quase um ano dentro da Arca, até que a água abaixasse.
Noé soltou um corvo, para ver para onde ia, mas ele ficou voando em volta, pois ainda não havia lugar para pousar. Então Noé esperou mais um tempo e soltou uma pomba, mas ela também não encontrou lugar e voltou para arca.
Uma semana depois Noé soltou novamente a pomba, e no entardecer ela voltou com uma folha de oliveira no bico. Noé entendeu que a água já tinha diminuído ainda mais. Mais uma vez ele soltou a pomba e então ela não voltou.
Mas Noé esperava uma nova ordem de Deus.
Deus então disse: Saia da arca Noé com tua família e os animais. (barulho dos animais)
Então todos saíram felizes.
Noé construiu um altar e todos adoraram a Deus
Deus se agradou de Noé e colocou no céu o arco Iris como sinal que nunca mais destruirá a terra com chuva.
Conclusão: E você? Como está o seu coração, saiba que Deus espera que você o obedeça neste mundo cheio de pecado, e que quando Deus fala, cumpri o que diz. Então nunca brinque com as coisas de Deus, não zombe como os vizinhos de Noé, eles não temiam ao Senhor, por isso morreram no dilúvio. Mas Deus vai usar você pra falar aos seus colegas que eles precisam aceitar a Jesus, que Ele é o único Senhor e Salvador. Alguns podem zombar de você, mas não importa, faça a sua parte. Ande com Deus, como Noé fazia.
04- Versículo para decorar:
Noé era um homem justo e bom, ele andava com Deus. Gênesis 6:9
a) Apresente o versículo o na Bíblia, incentive as crianças levarem a Bíblia para o culto e grifarem os que estão decorando.
b) Cante o versículo (Ana Paula Valadão)
c) Verifique se decoraram, e relembre os versículos anteriores: No princípio criou Deus os céus e a terra. Genesis 1:1/ Conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. João 8:32
05- Para reforçar:
a)Coloque as cenas em ordem

Nenhum comentário:

Postar um comentário