quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Como começar uma boa aula ?


Sugestões Captação de Atenção

Os primeiros minutos de aula são os mais importantes. Por isso têm que ser bem planejados para estabelecer o tom da lição. Uma boa captação inclui os seguintes elementos:
a) Desperta interesse
b) Mostra uma necessidade
c) Orienta o tópico ou texto
d) Constrói uma ponte entre o texto e o aluno.

A seguir, algumas idéias que podem exercer essa função no início da aula:

a) forca: mesmo sendo uma brincadeira bem antiga, ainda funciona com quase qualquer grupo que saiba ler. Focaliza a atenção numa palavra chave da aula que o professor pretende desenvolver.

b) charada: uma captação que certamente chamará a atenção da classe que envolve análise e raciocínio.

c) encenação do texto bíblico que será estudado.

d) estudo de caso: requer a formulação de uma situação verídica, que apresenta um problema a ser resolvido. O problema deve levantar uma necessidade ou criar um dilema, cuja resposta será encontrada através do estudo da lição.

f) citações: com classes mais maduras, uma maneira simples, mais poderosa de captar sua atenção é com uma citação provocativa, engraçada ou especialmente relevante para o tema do dia.

g) tempestade cerebral: o tema é apresentado, e o professor pede para que os alunos digam várias palavras que podem estar relacionadas com o tema, vai anotando na lousa e depois discorre o assunto utilizando as palavras ditas pelos alunos.

h) pré teste: sempre que o professor for iniciar uma série de aulas, seria bom se pudesse fazer um pré teste, para verificar o nível de conhecimento.

Fonte : 101 idéias para professores
David Merkh e Paulo França

Nenhum comentário:

Postar um comentário