Sugestões Captação de Atenção
Os primeiros minutos de aula são os mais importantes. Por isso têm que ser bem planejados para estabelecer o tom da lição. Uma boa captação inclui os seguintes elementos:
a) Desperta interesse
b) Mostra uma necessidade
c) Orienta o tópico ou texto
d) Constrói uma ponte entre o texto e o aluno.
A seguir, algumas idéias que podem exercer essa função no início da aula:
a) forca: mesmo sendo uma brincadeira bem antiga, ainda funciona com quase qualquer grupo que saiba ler. Focaliza a atenção numa palavra chave da aula que o professor pretende desenvolver.
b) charada: uma captação que certamente chamará a atenção da classe que envolve análise e raciocínio.
c) encenação do texto bíblico que será estudado.
d) estudo de caso: requer a formulação de uma situação verídica, que apresenta um problema a ser resolvido. O problema deve levantar uma necessidade ou criar um dilema, cuja resposta será encontrada através do estudo da lição.
f) citações: com classes mais maduras, uma maneira simples, mais poderosa de captar sua atenção é com uma citação provocativa, engraçada ou especialmente relevante para o tema do dia.
g) tempestade cerebral: o tema é apresentado, e o professor pede para que os alunos digam várias palavras que podem estar relacionadas com o tema, vai anotando na lousa e depois discorre o assunto utilizando as palavras ditas pelos alunos.
h) pré teste: sempre que o professor for iniciar uma série de aulas, seria bom se pudesse fazer um pré teste, para verificar o nível de conhecimento.
Fonte : 101 idéias para professores
David Merkh e Paulo França
Os primeiros minutos de aula são os mais importantes. Por isso têm que ser bem planejados para estabelecer o tom da lição. Uma boa captação inclui os seguintes elementos:
a) Desperta interesse
b) Mostra uma necessidade
c) Orienta o tópico ou texto
d) Constrói uma ponte entre o texto e o aluno.
A seguir, algumas idéias que podem exercer essa função no início da aula:
a) forca: mesmo sendo uma brincadeira bem antiga, ainda funciona com quase qualquer grupo que saiba ler. Focaliza a atenção numa palavra chave da aula que o professor pretende desenvolver.
b) charada: uma captação que certamente chamará a atenção da classe que envolve análise e raciocínio.
c) encenação do texto bíblico que será estudado.
d) estudo de caso: requer a formulação de uma situação verídica, que apresenta um problema a ser resolvido. O problema deve levantar uma necessidade ou criar um dilema, cuja resposta será encontrada através do estudo da lição.
f) citações: com classes mais maduras, uma maneira simples, mais poderosa de captar sua atenção é com uma citação provocativa, engraçada ou especialmente relevante para o tema do dia.
g) tempestade cerebral: o tema é apresentado, e o professor pede para que os alunos digam várias palavras que podem estar relacionadas com o tema, vai anotando na lousa e depois discorre o assunto utilizando as palavras ditas pelos alunos.
h) pré teste: sempre que o professor for iniciar uma série de aulas, seria bom se pudesse fazer um pré teste, para verificar o nível de conhecimento.
Fonte : 101 idéias para professores
David Merkh e Paulo França
Nenhum comentário:
Postar um comentário