sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Lição nº 06- Abraão e Isaque
01- Objetivo:
Ensinar às crianças que devemos sempre confiar e obedecer em Deus. Ensinar que Deus tem que estar em primeiro lugar em nossa vidas.
Não se esqueça de orar com as crianças no início e no final do culto
02- Introdução: Para chamar a atenção sugiro:
a) Menores: peça que desenhem aquilo que mais amam
b) Maiores: faça com eles uma lista de prioridades em sua vida ( no final vão pensar a respeito da lista)
Este momento é muito importante para o desenvolvimento do pensamento religioso da criança: Qual é a pessoa ou coisa (televisão, futebol, brincar, etc) que você mais ama ? Por quê?Depois que as crianças responderem, explique a elas que Deus deve estar acima do amor que sentimos por nossa família, ou por qualquer outra coisa que temos..
03-História: Gên.22:1-19 Leia o texto bíblico e medite. Deixe Deus falar ao teu coração antes de ministrar às crianças.
(A história será contada através de gravuras )
Algum tempo depois Deus pôs Abraão à prova. Deus o chamou pelo nome, e ele respondeu: — Estou aqui. Então Deus disse: — Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali, na montanha que eu lhe mostrar, queime o seu filho como sacrifício. No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada, arreou o seu jumento, cortou lenha para o sacrifício e saiu para o lugar que Deus havia indicado. Isaque e dois empregados foram junto com ele. No terceiro dia, Abraão viu o lugar, de longe. Então disse aos empregados: — Fiquem aqui com o jumento. Eu e o menino vamos ali adiante para adorar a Deus. Daqui a pouco nós voltamos. Abraão pegou a lenha para o sacrifício e pôs nos ombros de Isaque. Pegou uma faca e fogo, e os dois foram andando juntos. Daí a pouco o menino disse: — Pai! Abraão respondeu: — Que foi, meu filho? Isaque perguntou: — Nós temos a lenha e o fogo, mas onde está o carneirinho para o sacrifício?Abraão respondeu: — Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício, meu filho. E continuaram a caminhar juntos. Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão fez um altar e arrumou a lenha em cima dele. Depois amarrou Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.Em seguida pegou a faca para matá-lo. Mas nesse instante, lá do céu, o Anjo do SENHOR o chamou, dizendo: — Abraão! Abraão! — Estou aqui — respondeu ele. O Anjo disse: — Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho.Abraão olhou em volta e viu um carneiro preso pelos chifres, no meio de uma moita. Abraão foi, pegou o carneiro e o ofereceu como sacrifício em lugar do seu filho. Abraão pôs naquele lugar o nome de “O SENHOR Deus dará o que for preciso.” É por isso que até hoje o povo diz: “Na sua montanha o SENHOR Deus dá o que é preciso.”Mais uma vez o Anjo do SENHOR, lá do céu, chamou Abraão e disse: — Porque você fez isso e não me negou o seu filho, o seu único filho, eu juro pelo meu próprio nome — diz Deus, o SENHOR — que abençoarei você ricamente. Farei com que os seus descendentes sejam tão numerosos como as estrelas do céu ou os grãos de areia da praia do mar; e eles vencerão os inimigos. Por meio dos seus descendentes eu abençoarei todas as nações do mundo, pois você fez o que eu mandei. Abraão voltou para o lugar onde estavam os seus empregados, e foram todos juntos para Berseba, onde Abraão ficou morando.
04- Versículo para decorar:
“Amarás o Senhor, teu Deus de todo o teu coração” Mateus 22:37
a) Apresente o versículo o na Bíblia, incentive as crianças levarem a Bíblia para o culto e grifarem os que estão decorando.
b) Repita várias vezes com as crianças o versículo para que decorem (as meninas, os meninos, juntos, falando baixinho, falando bem alto...)
c) Verifique se decoraram, e relembre os versículos anteriores: a) No princípio criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1:1/ b) Conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. João 8:32 / c) Noé era um homem justo e bom, ele andava com Deus. Gênesis 6:9/ d) Sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11:6



05- Para reforçar: Converse com as crianças sobre os desenhos e lista que fizeram, e pergunte se querem fazer alguma mudança.






Nenhum comentário:

Postar um comentário