quarta-feira, 21 de setembro de 2011



Dicas práticas sobre DISCIPLINA
Disciplinar a criança exige sabedoria, paciência e persistência. Não basta haver amor por parte dos pais. Os sentimentos de cordialidade, afeição e amor devem ser temperados com conhecimento, compreensão e autocontrole. Se a criança tiver iberdade ilimitada, certamente se assustará e se tornará insegura. A verdadeira liberdade será alcançada quando houver limites. Estes limites devem ser bem compreendidos e colocados em prática.
Algumas dicas práticas do que fazer em casos de indisciplina.
1. Desenvolva a voz de autoridade. Você deve usar adequadamente a voz de comando, ou seja , significa apenas inspirar respeito e segurança.
2. Não rotule. É realmente muito tentador criticar as crianças, na esperança de que a crítica constante do mal comportamento fará com que as crianças parem de se comportar dessas maneira, mas frequentemente esse tipo de procedimento tem o efeito oposto.
3. Seja sensível às personalidades, capacidades e limitações. Nunca exponha a criança ao ridículo.
4. Olhe nos olhos. Fale com uma criança , olhando nos olhos dela.
5. Fique do tamanho da criança. Quando for tratar algo importante e pessoal, agache-se para ficar na mesma estatura que a dela.
6. Estimule o valor de prestar favores sem receber algo em troca. Uma criança que sempre precisa do estímulo de prêmios por tarefas cumpridas, mentalmente, jamais será criativa, nem solidária, nem comprometida com o bem estar da humanidade.
7. Leve a criança a tomar consciência de seus atos. Converse sobre a situação a fim de que ela reflita e considere que cada erro seu, trará consequências. Faça perguntas abertas, do tipo: “Porque você acha que esta era a coisa certa a fazer? O que aconteceria se você fizesse isso?”
8. Valorize a organização. Quando uma criança deixar espalhados pelo chão, sapatos, brinquedos,materiais de atividades, faça-a apanhá-los. Seja firme,mas faça com amor e bondade e não de maneira agressiva ou irritada.
9. Celebre os resultados. Valorize e elogie as boas atitudes das crianças, pois assim você está reforçando na criança a continuar fazendo o bem. “Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.” Pv 16:24
10. Ame as crianças e ouça o que elas dizem (João 13.1b). Olhe por baixo da superfície e aceite cada criança como é. Sempre que possível, responda positivamente aos comentários das crianças, usando até os irrelevantes de maneira criativa para voltar à lição. Ofereça palavras de encorajamento a cada criança.
11. Interceda por elas (1 Jo 5.14-15). Ore a favor de cada criança pelo nome.
12. Finalmente, Examine-se. Que exemplo podemos dar às nossas crianças, senão nossa própria postura, nosso modo coerente de falar e agir, onde aquilo que é dito se transforma na respectiva ação, e nunca em promessas vazias, que apenas lhes servem de modelo para a desordem interna, desordem essa que logo será mostrada ao mundo em forma de ações . Examine a sua própria vida quanto à disciplina (Salmo 139.1,23-24). Você está crescendo como cristão? Está aperfeiçoando as suas habilidades de ensino para que possa manter disciplina com confiança? Você é um bom modelo? “Ensina a criança o caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Pv.22:6


Extraído

Nenhum comentário:

Postar um comentário