terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Lição nº 08- Os filhos de Isaque: Esaú e Jacó




01- Objetivo: Ensinar às crianças que devemos nos relacionar bem com os membros de nossa família.
Não se esqueça de orar com as crianças no início e no final do culto
02- Introdução: Brinque com as crianças com o Jogo “Organize as famílias”.
a) Com os pequenos, vá fazendo as perguntas, depois organize as fichas e vá colocando no painel
b) Com os maiores deixe que eles mesmos façam a organização das famílias.

· Adão e Eva * Noé, Cão, Sem e Jafé * Abraão e Sara
· Isaque e Rebeca
Este momento é muito importante para o desenvolvimento do pensamento religioso da criança, aproveite para conversar com eles enquanto fazem a atividade. Diga que devemos nos esforçar para convivermos em harmonia com os membros de nossa família.
03-História: Gên.25: 19-34 Leia o texto bíblico e medite. Deixe Deus falar ao teu coração antes de ministrar às crianças.
Utilize dois bonecos para contar a história, um será Esaú e outro Jacó. Conforme for contando a história vá mostrando os bonecos. (pode utilizar duas colheres de pau para fazer os bonecos, assim pode caracterizá-los)Você pode levar também um punhado de lentilhas para as crianças verem.
Rebeca não podia ter filhos e isto a deixava muito triste. Isaque também ficava triste, pois queria muito ter filhos, por isso diariamente orava a Deus pedindo que Deus curasse Rebeca para que assim pudessem ter um filhinho.
Deus respondeu a oração e Rebeca ficou grávida e de gêmeos !!!!! Foi uma alegria imensa naquela casa.
Quando as duas crianças já estavam grandinhas na barriga de Rebeca começaram a se chutar, viviam se empurrando, mais que o normal. Ela então perguntou para Deus por que estava acontecendo aquilo.
Deus então disse: “isto está acontecendo porque dos dois sairão dois grandes povos,e um será mais forte que o outro.”
Na época Rebeca não entendeu muito bem o que Deus queria dizer (mas logo, logo nós entenderemos isto).
Então chegou o grande dia: O primeiro a nascer era ruivo e todo seu corpinho era bem peludinho, e então lhe deram o nome de Esaú. Logo em seguida nasceu Jacó agarrado ao calcanhar de Esaú.
Os meninos cresceram. Esaú se tornou um valente caçador, enquanto Jacó cuidava do rebanho da família. O pai como gostava de comer carne de caça preferia o filho Esaú; já a mãe preferia Jacó por ser ele mais caseiro.
Isto causava alguns desentendimentos entre os irmãos, principalmente porque na época o irmão mais velho (primogênito) tinha mais direito que os outros.
Certo dia Jacó tinha preparado um cozido que estava super, hiper, mega, plus cheiroso, isto queria dizer que também devia estar uma delicia. Esaú estava chegando de uma caça, cansado e faminto, quando sentiu aquele cheiro.
“Dê-me um pouco desta comida meu irmão” – disse Esaú.
“ Com uma condição”. - respondeu Jacó. “ Que em troca você me dê os direitos de filho mais velho”
Esaú aceitou na hora. Então Jacó lhe serviu o ensopado de lentilhas.
Hum isto vai causar um problemão.... mas isto já é outra história.
04- Versículo para decorar:
“Amemos uns aos outros, pois o amor vem de Deus.” 1ª João 4:7
a) Apresente o versículo na Bíblia, incentive as crianças levarem a Bíblia para o culto e grifarem os que estão decorando.
b) Crie gestos com as crianças
c) Verifique se decoraram, e relembre os versículos anteriores: a) No princípio criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1:1/ b) Conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. João 8:32 / c) Noé era um homem justo e bom, ele andava com Deus. Gênesis 6:9/ d) Sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11:6 / e) “Amarás o Senhor, teu Deus de todo o teu coração” Mateus 22:37/ f) “Entregue teu caminho ao Senhor; confie n´Ele e Ele agirá.” Salmo 37-5
05- Para reforçar:
a) Para os pequenos : Deixe que faça um desenho sobre a história
b) Para os maiores: Desembaralhe o versículoDivida as crianças em grupos e dê um versículo para cada equipe. A equipe que organizar primeiro marca ponto

6 comentários: