sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Família
Dê a seu filho um coração para Deus

Pr. Eli Fernandes de Oliveira
15.07.2005 16:36
Que é necessário para dar aos filhos um amor consciente e amadurecido por Jesus? Ademais, a vontade de Deus é que os pais sejam responsáveis em comunicar aos seus filhos os verdadeiros valores espirituais. Assim, a resposta começa com os pais.
Que exemplo os pais estão dando quanto à vida familiar? A extraordinária e sincera fé de Timóteo, esteve presente primeiro em sua avós Loide, e logo em sua mãe Eunice ( II Timóteo 1.5). Instruir os filhos no caminho em que devem andar, para que quando cresçam não se desviem (Provérbios 22.6) é transmitir-lhes do que somos e temos. Os filhos não podem ter algo que você pai não tem. Por exemplo: se os pais não lêem a Bíblia, não fazem culto doméstico, e nunca são vistos orando, como esperar de seus filhos obediência e temor a Deus?
As palavras de Paulo a Timóteo (II Timóteo 3. 14-15) indicam que nossa verdadeira meta tem três etapas: A primeira é o CONHECIMENTO (informação fidedigna acerca de Deus). A segunda é a APRENDIZAGEM (aplicação pessoal das verdades). A terceira é SABEDORIA (o padrão de ver as coisas desde o ponto de vista de Deus).
Os pais que obtém êxito em ajudar a seus filhos, em especial a chegar na SABEDORIA, são bem sucedidos nessas três etapas.
Façamos um breve inventário, como pais que somos:
Vale a pena meus filhos imitarem a minha própria vida espiritual?
Tenho eu um entusiasmo natural pelas coisas espirituais?
A forma como disciplino meus filhos, inculca respeito à autoridade e os ajuda a responder, voluntariamente, à autoridade de Deus?
Levo meus filhos à Bíblia para discussão das questões que eles tenham acerca da vida?
Oro com os filhos quando me procuram trazendo seus dilemas? Oramos juntos como família?
Vamos com a responsabilidade de pais, responder a estas e outras perguntas, com a seriedade e serenidade que a causa da educação dos filhos exige. Instruir no caminho em que devem andar, longe de ser limitação de livre arbítrio, carrega a promessa de que os pais podem e devem dar aos filhos, um coração voltado para Deus.
É um processo contínuo de testemunho e exemplo pessoal, que trará mais gozo que lágrimas – e recompensa eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário