terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cinco maneiras de afastar teu filho da Igreja




PRIMEIRA: Diante das menores dificuldades, tais como indisposição, huva, frio, cansaço, não vá aos cultos nem à Escola Bíblica. Com isso, seu filho vai crescer com a idéia de que participar das atividades da igreja não é assim tão necessário. "E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quando vedes que se vai aproximando aquele dia" (Hb 10.24,25).
SEGUNDA: Quando estiver à mesa ou em reuniões da família, faça críticas ou comentários negativos sobre as orientações do pastor e de outros líderes da igreja. Assim, seu filho vai crescer não tendo respeito por eles, nem dando crédito aos seus ensinos. "Ora, rogamos-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós" (1Ts 5.12,13).
TERCEIRA: Cuide para que seu filho cresça num lar que não seja diferente de qualquer outro. Afinal, que valor há em aplicar os princípios da palavra de Deus a todos os aspectos da vida familiar? "E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te" (Dt 6.6,7).
QUARTA: Gaste diante da televisão todo o tempo que passa em casa, em vez de separar parte dele para a leitura da Bíblia e oração. Basta apenas orar na hora das refeições. Com certeza, seu filho aprenderá que oração e estudo da palavra de Deus não são coisas importantes para a vida do crente. "E o terá consigo (o livro da lei), e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, e a guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, a fim de os cumprir" (Dt 17.19).
QUINTA: Comente à vontade e sem misericórdia a vida dos demais membros da igreja e de outras pessoas. Depois, aos encontrá-los, não deixe cumprimentá-los com um forte abraço e um largo sorriso. Com isso, seu filho terá a impressão de que a vida cristã é pura hipocrisia e desejará seguir o mesmo caminho. "Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas moderados, mostrando toda a mansidão para com todos os homens " (Tt 3.2).
FAÇA ISTO:
Incentive seu filho a ser um cristão verdadeiro e a ter compromisso com Deus e com a igreja. Seja um exemplo para o seu filho. Transmita a seu filho os valores da palavra de Deus. Se ele ainda não fez uma decisão por Jesus, ajude-o a fazer isso. Faça o possível para que ele seja feliz e cumpridor dos seus deveres como cristão e como cidadão.
"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele" (Pv 22.6).
Oliveira Araujo

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ENCERRAMENTO DO ACAMPAMENTO BALAIO

Domingo, dia 31/10, encerraremos o Tema: Acampamento Balaio, com uma divertida Gincana.
Traga tua criança, para aprender sobre o Amor de Deus por ela, enquanto se diverte e interage com outras crianças.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Culto de Dedicação de Filhos

Professora Maravilha e TinTin, contando a História de Jonas, de maneira interativa com a Igreja.
Foi divertido e edificante.
Muitos participaram fazendo a sonoplastia da chuva

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CINEPOCA


Dia 31/10 no Culto da Noite ,vamos assistir Hermie: Webster, a Aranha Medrosa.
Teremos louvor e pipoca.
Será muito divertido ouvir a mensagem de Deus aos corações das crianças, através desta história.
Leve seus filhos e aproveite para convidar seus amigos.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ilustração da Lição nº 1


Ilustração para a História da Criação

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A criação



Lição nº 01- A Criação
01- Objetivo: Ensinar as crianças pequenas que Deus é criador de todas as coisas. Ajudar as maiores a se fortalecerem a fé no poder de Deus Criador.
Não se esqueça de orar com as crianças no inicio e no final do culto

02- Introdução: Para chamar a atenção ao tema sugiro:
a) Para os pequenos - Massa de modelar: permita que por alguns minutos as crianças brinquem com a massa, orientadas para que façam as coisas que Deus criou, e depois criem junto um cenário compondo a criação de Deus, conforme for contando a história. (retirar a massinha na abertura do culto)
b) Para os maiores - STOP: a velha e boa brincadeira pode ser útil para mostrar quantas coisas Deus criou. Utilize como tema – flor, fruta, animal, nome. Discuta com eles a diversidade que existe na natureza, detalhes e perfeição na criação divina. Aproveite para abordar a necessidade de preservação da natureza e nossa responsabilidade como mordomos.

Enquanto estão realizando a brincadeira converse sobre o poder de Deus Criador. Se Ele é poderoso para criar o mundo, quanto mais cuidar de cada criança. Este momento é muito importante para o desenvolvimento do pensamento religioso da criança

03- Versículo para decorar: No princípio criou Deus os céus e a Terra. Genesis 1:1

a) Apresente o versículo o na Bíblia, incentive as crianças levarem a Bíblia para o culto e grifarem os que estão decorando.
b) Repita várias vezes com as crianças o versículo para que decorem (as meninas, os meninos, juntos, falando baixinho, falando bem alto...)

04- História:
A história sanfonada é uma boa técnica para contar a história. Vá mostrando uma gravura de cada vez. No final pode abrir para que vejam toda a seqüência.
No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia, havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz e houve luz. E houve dia e noite o primeiro dia. E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e fez separação entre águas e águas. E chamou Deus ao firmamento Céus. E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra, e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e assim foi o segundo dia e viu Deus que era bom. E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi, o terceiro dia. E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o quinto dia. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criaram. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o sexto dia. E Deus descansou e foi o sétimo dia.
05- Revisão: Mostre as gravuras aleatoriamente e pergunte em qual dia foi criado
06- Conclusão:
a) Jogo da memória da criação
b) Pintura Deus criou o mundo

Helenrose

quinta-feira, 7 de outubro de 2010


Como planejar um culto dinâmico?
.
Divisão do período:
• Introdução: revisão das lições anteriores, apresentação do conceito do dia
• Ensino: apresentação da história, ressaltando o conceito do dia.
• Conclusão: fechamento do estudo e a introdução para a aplicação prática que irá acontecer no pequeno grupo.
• Versículo bíblico: ressalta a chave de todo o ensino.

Como deve ser o período do ensino, tendo em vista a criança de hoje?
• Ele precisa ser criativo. A cada domingo, ou a cada unidade de ensino a estratégia de ensino deve ser mudada.

Use sua criatividade... Descubra o que atrai a sua criança.
• Ensino interativo.
• Drama das histórias bíblicas.
• Vídeo ou DVD.
• Fantoches
• Contando as histórias com figuras.
• Contando as histórias com objetos surpresa.
• Personagem contando a história.
• Desenhando enquanto conta a história.
• Usando um contador de histórias.
• Contando a história em forma de noticiário.
• Reportagem
• DVDs ou vídeos da mídia para ilustrar situações.
• Novela de rádio ou de TV. Programa de TV.
• Efeitos sonoros e efeitos especiais.
• Jogos interativos, gincanas, etc...


Atividades diversificadas para revisão

 Jogo de percurso
 Bingo
 Jogo da velha
 Gincana

 _________________________

 _________________________

 _________________________

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Amanhã começa !!!
Acampamento Balaio
No Culto Infantil, às 9 horas.
Vai ser muito divertido.
Vamos aprender sobre GRAÇA, de maneira dinâmica e atraente.
As crianças não podem ficar de fora.




Sábado dia 09/10
FESTA DA CRIANÇA
às 14 horas no Templo.
Vamos falar de Jesus as Crianças de nossa cidade.
Ore.PArticipe. Divulgue.